Ponto de Partida
Objetivos
Discutir o fenômeno da inversão térmica.
Estratégias
1) Comece explicando a transmissão de calor por condução, radiação e por ultimo por convecção. 2) Faça um esquema no quadro mostrando que o fluido mais quente é menos denso por isso tende a ir para cima enquanto o fluido mais frio é mais denso e por isso tende a descer. Uma sugestão é desenhar um recipiente com um líquido com esse conjunto sendo aquecido por baixo:
3) Mostre inúmeros exemplos do nosso cotidiano em que esse fenômeno está presente. Um deles, que causa um bom impacto nos alunos, é o exemplo da geladeira que possui o congelador na parte superior e as suas prateleiras são feitas de grades. Na parte de sugestões há mais alguns exemplos que podem ser usados.
Atividade
Para uma boa visualização do fenômeno da convecção térmica, pode-se fazer uma experiência bem simples na própria sala de aula. Para isso, serão necessários os seguintes materiais:
Uma garrafa plástica de refrigerante de pelo menos dois litros.
Um canudo de papel.
Fósforo ou isqueiro.
Montagem e Execução do Experimento
Faça dois furos em lados opostos da garrafa.
Em um desses furos coloque o canudo de papel com parte dele no exterior e a outra parte no interior da garrafa.
Coloque fogo na extremidade externa do canudo de papel. Observe que a fumaça do lado externo sobe e a fumaça do lado interno desce.
Sugestões
1) Como exemplos do fenômeno da convecção térmica se podem citar as brisas marinhas, o motivo pelo qual os aparelhos de ar condicionado são colocados na parte superior dos recintos, o funcionamento de chaminés e os balões de ar quente. 2) Como atividade extra, peça para os alunos fazerem um trabalho sobre a poluição do ar e a inversão térmica, fenômenos intimamente ligados à convecção térmica.
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